Instabilidade Wifi e Internet

Os dispositivos Android possuem antenas de menor potência, portanto são mais suscetíveis a interferências de campos eletromagnéticos, bem como podem ter maior dificuldade em conectar no sinal WiFi caso o roteador esteja longe ou com o sinal fraco.

Alguns requisitos e testes importantes:

Conexão de internet WiFi, preferencialmente fechada ao acesso publico e protegida por senha, com banda mínima de 1MB/s. Com estabilidade de sinal.

Fazer o teste com o aplicativo Brasil Banda Larga, que deve ser baixado no Google Play diretamente no Player Android, serão informados os seguintes indicadores, que não devem ser inferiores aos abaixo:

  • Velocidade de Download – 1.0 MB/s
  • Velocidade de Upload – 0,25 MB/s
  • Latência – Menor que 60 ms
  • Perda de Pacotes – Menor que 1 %
  • Jitter – Menor que 30 ms

A perda de pacotes ocorre quando um dos pacotes não chega ao seu destino. Isso pode acontecer por falha de hardware ou baixa qualidade da conexão. A perda de pacotes aumenta à medida que a quantidade de tráfego aumenta.

Verificar o número máximo de conexões simultâneas aceitas pelo roteador Wireless, estar conectado no WiFi é diferente de acessar a internet. Em muitos locais, como academias, bares, padarias e até mesmo em empresas, o WiFi é liberado, fazendo com que muitas pessoas acessem, ultrapassando o limite máximo de conexões, em algumas situações com esta, o roteador pode não disponibilizar IP para o Player Android. Neste caso é altamente recomendável que se coloque um roteador específico para a operação ou que se desligue e religue o roteador em uso, derrubando demais usuários.

Em empresas que possuem política de segurança, como firewall, é importante que as portas de conexão abaixo estejam liberadas, o que deve ser solicitado para o gestor de TI:

Url em http (porta 80) e https (porta 443)
Também é importante testar a porta 123 com protocolo UPD para o horário.

Em caso de dificuldade com sinal de wi-fi,  pode ser necessária a instalação de um amplificador de sinal.

Em casos de instabilidade, interferencias, baixa potencia no sinal wi-fi, pode ser necessário o cabeamento de rede, utilizando-se uma porta LAN livre no roteador.

Para verificar a potencia do sinal do WiFi, no local de instalação definitiva do player, baixar o aplicativo “WiFi Analyzer”  no Google Play e instalar diretamente no Player, serão informados os seguintes indicadores, que não devem ser inferiores aos abaixo:

  • Medidas de Sinal – Maior que -80dBm
  • Classificação de Canal: caso o canal em uso esteja com baixa classificação, fazer a alteração para outro canal ativo com melhor performance.

Em caso de duvidas, abra um chamado em sua Área do Cliente.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *